domingo, 28 de outubro de 2012

vestibular. em minúsculo, pra não dar muita ênfase e ibope.

Insegurança. Ansiedade. Inconstância. Inconsistência.
Certeza e incerteza.
Um misto de aflição, desespero, vontade alucinada de chorar feito criança, esperneando e gritando.
Raiva.
Medo. Medo demais. Medo exagerado, acho que às vezes desnecessário.
Ou muito necessário.
Vestibular, vestibular, vestibular, vestibular, vestibular, vestibular.
Ecoando e se arrastando pra chegar.
Ou correndo.
Menos de uma semana.
U-M-A.
Vontade de jogar tudo pra cima e só chorar.
Vontade de estudar feito louca, pensando que não sei mais nada que estudei o ano inteiro.
Vontade de ficar parada olhando pro teto, esperando que a prova não chegue. Ou que chegue logo. Agora.
Caneta transparente, chocolate, alguma coisa salgada, água. Mais água, vou ficar com sede. 2 canetas. Não,  levar 5 canetas é melhor. Mais chocolate, açúcar sempre ajuda. E se eu ficar com dor de barriga? Não, menos chocolate. Remédio pra cólica. Pra dor de cabeça também. Casaco de frio ou roupa curta, pro caso de fazer calor? Tempo. 3 minutos pra cada questão. Menos que isso em Português; vou precisar de mais pra Matemática. Tema da redação.. I - D1 - D2 - C. Tudo certo, eu sei fazer. Chegar cedo. Sair de casa com uma hora de antecedência. Não, duas horas. Passar pro gabarito. Tenho que deixar meia hora pra fazer isso. Ir ao banheiro - uma vez só, exatamente na metade da prova. Parar de beber muita água depois disso. Técnicas de respiração - lembrar. Manter a calma, vai dar tudo certo. É só uma prova. É TUDO isso. Não, é só isso. Eu consigo.
Esquecer o que disseram te inferiorizando. Esquecer do mundo, só ver a prova. Só. a. prova.
5 dias. 

domingo, 21 de outubro de 2012

Hoje

O mundo de amanhã nunca vai ser o mesmo mundo de ontem.
A vida de ninguém é a mesma.
Tenha os mesmos comportamentos, conte quantos passos você caminhou durante o dia e os caminhe novamente no dia seguinte, coma as mesmas coisas, posicione os talheres da mesma forma, durma do mesmo lado da cama, seja metódico: nada será como ontem; em algum momento você vai tropeçar numa pedra que não existia ontem, vai comer um grão a mais de arroz, o garfo vai escorregar da sua mão e seu corpo vai virar na cama, involuntariamente.
Saber se adaptar ao novo é o que mais importa. Não dá pra querer que tudo esteja sempre igual a ontem só porque deu certo. Deu certo ontem. Nas circunstâncias de ontem. Hoje é hoje. Vai dar certo se você vivê-lo como hoje, com expectativas de algo novo, com esperanças para o futuro, vivendo apenas no hoje!

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Mahatma Gandhi