quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Feriado, sofá e utopia

Geralmente não sou muito adepta ao ato de sair por ai postando frases e fotos que exponham minhas tristezas em redes sociais.
Agrada-me muito mais publicar alegrias.
Mas sabe aqueles dias em que tudo o que você mais quer é que alguém apareça na sua porta com um balde de pipoca, um prato de brigadeiro e dois litros de refrigerante, pedindo pra assistir qualquer filme - até mesmo o da sessão da tarde -? Então.
Tem um dia em que parece que todo  o mundo simplesmente sumiu, ou tá fazendo outras coisas, ou nem tá mais nesse mundo. Tudo se amplia no seu drama solitário.
- que vontade de apagar tudo e começar a escrever do zero -
Adoro quando eu escrevo um monte de merda, percebo que fiz isso e tenho vontade de me chamar de burra.
Não apago nada. Foi tudo o que eu tava com vontade de escrever.
Dane-se quem vai ler, quem não vai; quem vai me achar dramática, quem vai me achar mais dramática ainda.. que se exploda essa minha vontade de jogar o computador pela janela e ficar chorando porque eu gostava dele, mas queria um motivo concreto pra chorar.
Que vão pra outro lugar esses meus sentimentos chatos, chatíssimos sobre o dia de hoje, já que de nada adiantarão!
Tenho tantas coisas mais construtivas do que ficar me lamentando e, no entanto, estou aqui, jogada no sofá, escrevendo diversas baboseiras e tentando incessantemente chegar a minha meta - utópica -  de engordar.

domingo, 28 de outubro de 2012

vestibular. em minúsculo, pra não dar muita ênfase e ibope.

Insegurança. Ansiedade. Inconstância. Inconsistência.
Certeza e incerteza.
Um misto de aflição, desespero, vontade alucinada de chorar feito criança, esperneando e gritando.
Raiva.
Medo. Medo demais. Medo exagerado, acho que às vezes desnecessário.
Ou muito necessário.
Vestibular, vestibular, vestibular, vestibular, vestibular, vestibular.
Ecoando e se arrastando pra chegar.
Ou correndo.
Menos de uma semana.
U-M-A.
Vontade de jogar tudo pra cima e só chorar.
Vontade de estudar feito louca, pensando que não sei mais nada que estudei o ano inteiro.
Vontade de ficar parada olhando pro teto, esperando que a prova não chegue. Ou que chegue logo. Agora.
Caneta transparente, chocolate, alguma coisa salgada, água. Mais água, vou ficar com sede. 2 canetas. Não,  levar 5 canetas é melhor. Mais chocolate, açúcar sempre ajuda. E se eu ficar com dor de barriga? Não, menos chocolate. Remédio pra cólica. Pra dor de cabeça também. Casaco de frio ou roupa curta, pro caso de fazer calor? Tempo. 3 minutos pra cada questão. Menos que isso em Português; vou precisar de mais pra Matemática. Tema da redação.. I - D1 - D2 - C. Tudo certo, eu sei fazer. Chegar cedo. Sair de casa com uma hora de antecedência. Não, duas horas. Passar pro gabarito. Tenho que deixar meia hora pra fazer isso. Ir ao banheiro - uma vez só, exatamente na metade da prova. Parar de beber muita água depois disso. Técnicas de respiração - lembrar. Manter a calma, vai dar tudo certo. É só uma prova. É TUDO isso. Não, é só isso. Eu consigo.
Esquecer o que disseram te inferiorizando. Esquecer do mundo, só ver a prova. Só. a. prova.
5 dias. 

domingo, 21 de outubro de 2012

Hoje

O mundo de amanhã nunca vai ser o mesmo mundo de ontem.
A vida de ninguém é a mesma.
Tenha os mesmos comportamentos, conte quantos passos você caminhou durante o dia e os caminhe novamente no dia seguinte, coma as mesmas coisas, posicione os talheres da mesma forma, durma do mesmo lado da cama, seja metódico: nada será como ontem; em algum momento você vai tropeçar numa pedra que não existia ontem, vai comer um grão a mais de arroz, o garfo vai escorregar da sua mão e seu corpo vai virar na cama, involuntariamente.
Saber se adaptar ao novo é o que mais importa. Não dá pra querer que tudo esteja sempre igual a ontem só porque deu certo. Deu certo ontem. Nas circunstâncias de ontem. Hoje é hoje. Vai dar certo se você vivê-lo como hoje, com expectativas de algo novo, com esperanças para o futuro, vivendo apenas no hoje!

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Mahatma Gandhi

sábado, 23 de junho de 2012

Faz todo sentido

Minha cor preferida é rosa. Antes eu gostava muito de vermelho, mas passei a amar o rosa. Meu quarto inteiro é rosa, das paredes ao teto, incluindo mural de fotos, puff e lençóis da cama. Não suporto bege, tenho admiração pelo preto e acho o branco sem graça. Conheço alguém que tem o branco como cor preferida e isso já me fez refletir algumas vezes á respeito do que as cores dizem sobre quem as prefere.
Jujubas roxas são as minhas preferidas. Não gosto das verdes nem das laranjas e já enjoei das vermelhas.
Sou louca por marshmaloows, louca mesmo, pode me dar vários que eu vou ficar mega feliz.
Uma boa escrita e consequente boa leitura me fascinam, me deixam realmente encantada.
Não gosto de filmes e/ou livros que tenham como tema a relação de pais e filhas, isso geralmente me deprime um pouco porque toca num ponto específico da minha vida, logo, nunca me dê artigos desse gênero; mesmo que eu goste, isso vai me deixar chorando por alguns dias.
Nunca recebi flores porque nunca quis. Acho que meu primeiro buquê tem que ser mandado por aquele que vai ser meu marido; e, por favor, nada do clichê 'rosas vermelhas'! Quero copos-de-leite. Tem flor mais linda que copo-de-leite? Aquela coisinha tão bem formada, tão branquinha.. taí, copos-de-leite são coisas brancas que eu não acho sem graça. Na verdade acho que elas tem muito mais graça do que as mais famosas.
Gosto de tomar nescau todos os dias. De manhã e de noite. Não fico bem se não tomar.
Desde 2008 durmo abraçada com uma almofadinha que um amigo me deu de presente de aniversário. Não a troco por nenhuma outra e - em casa - não tem quem me faça dormir sem ela. Já tá tão velhinha a coitada...
Também sou apaixonada por esmaltes! Louca, louquinha mesmo. Gosto das cores mais fortes e chamativas possíveis. Amo misturá-las, pintar uma unha de cada cor, metade da unha de uma cor e metade de outra, e tantas outras coisas que tem gente que nem sabe que dá pra fazer.
Não sou consumista.
Não adoro sapatos, como a maioria das mulheres. Nem bolsas.
Gosto mesmo é de regata! Sim, eu sou uma pessoa de gosto simplérrimo. Regatas e shorts são minhas paixões no setor de vestuário. 
Não gosto de batom, mas não gosto mesmo. Uso quando me forçam.
Tarefas domésticas não são nem de longe o meu forte, principalmente na cozinha; mas, até que eu gosto de lavar os pratos.
Quando fico sozinha em casa, geralmente bagunço cada parte dela, mas não reclamo por ter que arrumar tudo depois, sem que tenha ninguém me mandando fazê-lo.
Sou autoritária até demais, mas detesto receber ordens.
Me estresso fácil. Brigo por bobagem. Amo demais.
Odeio mentiras. Odeio mesmo. É a coisa que eu acho mais difícil de perdoar.
Me sinto mal quando piso na bola com meus amigos e sempre procuro consertar meu erro.
Me sinto péssima quando meus amigos pisam na bola comigo, mas faço de tudo para perdoá-los, pois sei o quanto cada um deles é importante e o quanto eu preciso deles pra viver.
Eu amo minha mãe e ai de quem falar mal dela perto de mim! Amo mesmo, sou fã número 1 e nunca vou ter vergonha de dizer isso.
Já prestei vestibular duas vezes na vida. Passei em uma delas e poderia cursar, mas não é o que eu quero, então, não.
Escrevo um livro de uma série  com uma amiga. Não temos muito tempo para acabá-lo e moramos muito longe uma da outra. Nosso contato é difícil e isso me irrita muito. Sempre temos que retomar do início quando conseguímos dar um gás, e isso atrasa tudo, logo, é um plano futuro.
Gosto muito das matérias exatas, apesar de não ser tão boa. Sou apaixonada por línguas! Preferencialmente a portuguesa e a inglesa.
Acho bonito meu cabelo cacheado, só que dá trabalho! Aliso tanto ele, apenas por isso. Por favor, parem de me perguntar por que eu não dou logo uma escova progressiva, ou algo do gênero. Eu acho bonito ele natural. Ponto. Só que me dá trabalho e eu não tenho tempo pra isso. Ponto ! Um dia eu vou ter tempo e vou querer usá-lo naturalmente. Com cachos.
Quero ter 4 filhos. Dois meus (com fé em Deus um casal de gêmeos - meu sonho) e dois adotados. Acho o ato de adoção uma das coisas mais lindas da vida, empatando com doação de órgãos, gestação e outros milagres.
Sou apaixonada por Jesus e pela forma como Ele deu Sua vida por mim e ainda ressuscitou para continuar me guardando, protegendo e ensinando como andar de acordo com os Seus mandamentos. Procuro todos os dias aprofundar meu relacionamento com Ele, sempre buscando que eu diminua e Ele cresça em mim.
Não gosto do meu nariz. Acho grande, meio curvado e desproporcional com o resto do meu corpo. Sei que meu Pai me acha linda assim, mas é algo que me incomoda um pouco e algum dia, talvez eu faça uma cirurgia.
Reclamo um pouco porque acho exagerado, mas me agrada o fato de ser magra.
Sou carinhosa e gosto de pessoas carinhosas comigo. Quando o carinho se torna exagerado, começa a me irritar.
Gostava mais quando as pessoas demonstravam seus sentimentos através de cartas. Achava bem mais pessoal. Não me agrada que agora, pra demonstrar amor, o indivíduo simplesmente publique alguma coisa no mural de outra pessoa. (facebook)
Ouço muita MPB, mas sou apaixonada por forró. Não suporto arrocha, seresta e sertanejo. 
Gosto muito de programações simples como assistir um filme, comendo pipoca e bebendo refri, num sábado  à tarde com os amigos. Mas tem dia também, que não tem nada melhor do que algum lugar bem cheio de gente e com música alta tocando.
Amo tirar fotos! Amo mesmo! Só queria ter mais paisagens à disposição e um rostinho mais fotogênico, rs.
Gosto muito de aniversários. Tem alguma outra data, que aconteça todos os anos e, que você se sinta tão especial? Tão centro das atenções? Aniversário é lindo.
Não gosto de animais de estimação. Aliás, não gosto muito de animais. O meu preferido é a borboleta; linda, voa, vê as coisas mais belas nos jardins, morre rápido. Nem deve sofrer tanto.
Tenho pânico de baratas. Pânico mesmo. Não lembro quando o adquiri e estou tentando me curar, mas é bem complicado.
O fato de ser obrigada a votar me causa nojo desse país. Assim como tantas outras coisas que nem valem a pena ser citadas. O governo daqui é repugnante. E o povo, que não sabe a força que tem, mais ainda.
Amo dormir e tenho o sono pesado, mas não consigo dormir a qualquer hora do dia, a menos que eu esteja realmente cansada. Esgotada.
Sou louca pelo cheiro das bombas de São João depois que estouram, mas, não suporto o barulho que elas fazem. Detesto carnaval e não faço nenhuma questão de participar disso. Acho o Natal muito complexo e polêmico para ser citado aqui, então, não o farei.
Não gosto de hipocrisia. Não mesmo.
Gosto de dar conselhos e amo recebê-los. Acho que ninguém se firma na vida sozinho. Uma opinião de fora é sempre válida.
Amo escrever,  principalmente quando tenho inspiração.
Penso que muita gente vai ler tudo isso, e achar que não faz sentido algum. Pois pra mim, faz todo sentido.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Externalizando

Desejar. Querer. Sonhar. Esperar.
Até onde podem ir, todos esses sentimentos?
Com que intensidade eles devem ser sentidos e por quanto tempo?
Quisera eu, algum dia, poder responder a tudo isso e ordenar que fosse do meu jeito.
Quem me dera poder controlar e até mesmo não sentir certas coisas.
Quão grande é a minha vontade de deletar sentimentos tão antigos e muitas vezes banais e outros tantos que são novos, porém nocivos. Esses últimos talvez nem sejam os piores, mas são arrasadores.
Quisera eu poder controlar a todos.
Pegar cada um deles pela mão e direcioná-los conforme a minha vontade.
-
Muitos fatores não permitem que a coisas sejam dessa maneira.
O primeiro e mais importante deles, foi o meu Pai quem ensinou: " ... que seja feita a Tua vontade ... ", ou seja, "Nada de SUA vontade, Luiza, acorde e obedeça!".
E o segundo é que o seres humanos são diferentes.
Interna e externamente.
COMPLETAMENTE diferentes.
Se a vontade de cada um fosse se cumprindo, na verdade não se cumpriria a vontade de ninguém, porque todas seriam divergentes e acabariam 'batendo de frente' umas com as outras.
Deus é tão perfeito que tem plena consciência de tudo o que faz, desde a criação.
Tudo é extremamente bem elaborado e organizado, porém, assim como não conseguimos entender a maioria dos seus planos, propósitos e razões, também não é de assustar que não entendamos sua organização.
É fato que essa impotência perante a maioria dos sentimentos que persistem em surgir, nos deixa desolados, inconsoláveis e muitas vezes amargurados; mas, eu tenho plena certeza de que isso tudo faz parte da ordem e de um plano bem maior, do qual ainda não somos capazes - e, talvez, nunca sejamos- de compreender e aceitar.
No mais, vamos conversar com Ele e chorar no Teu colo, porque lá sim é o lugar de maior consolo e alegria.

[Relatos de experiência própria e contínua, ultimamente!]

domingo, 22 de abril de 2012

Metáfora de uma amizade.



Era uma vez um passarinho. Ou melhor, uma passarinha. Desde o seu nascimento, ela foi criada numa gaiola por uma garota muito dócil e que a amava de verdade.
Essa garota deu a ela o nome de Ludi.
Ludi sempre foi muito amada e bem cuidada. Recebia comida e àgua fresca sempre que precisava, carinho e horas infindáveis de "diálogos" com sua dona. Tudo sempre de dentro da gaiola.
A garota sempre contava pra Ludi sobre a vida dos humanos. Sobre sua correria do dia-a-dia, seus estudos, sua família, suas doenças, seus passeios, seus aborrecimentos, tudo! Ludi ficava maravilhada ouvindo todas aquelas coisas, mas sabia que seu lugar não era entre os humanos, mas sim, ali, com a garota que tanto amava e cuidava. Dentro da gaiola.
A passarinha se achava especial, única. Achava que não existia mais nenhum outro como ela. Achava que o paraíso era dentro do conforto de sua linda gaiola cor-de-rosa.
Mas no fundo Ludi sabia que havia algo errado. Para quê ela tinha asas, afinal?  A função delas não era fazê-la voar, como ja havia experimentado em seus poucos centímetros de espaço? Se nunca precisaria delas, se o mundo inteiro era tão pequeno, pra quê asas? Essas dúvidas duravam apenas o pouco tempo em que Ludi ficava sozinha. Logo que a garota chegava, com todo seu amor e cheia de coisas pra contar, a passarinha esquecia tudo isso e era feliz novamente.
Um dia porém, sua dona abriu a gaiola para limpar e esqueceu-se de fechá-la, pois estava apressada. A passarinha, apenas por curiosidade, resolveu sair e olhar a casa de sua dona. Primeiro foi andando, devagar, cautelosa e olhando para todos os lados. Via aqueles grandes móveis, o piso gelado e grande, todas aquelas cores... Fazia ruídos para que a garota saísse de onde quer que estivesse e fosse buscá-la para colocá-la de volta em sua gaiola, pois o medo já havia se apoderado dela, a esta altura. Como não obtinha resultados, resolveu voar. E talvez esse tenha sido o maior erro. Ou acerto.
Quando Ludi levantou voo, pouco mais que um metro do chão, ja em direção à sua gaiola, ela olhou para trás. E viu. Uma janela. E pássaros. Ela não sabia exatamente o que fazer. Ficou em estado de choque, completamente assustada.
Foi se dirigindo à janela, e saiu.
Sentiu toda aquela brisa suave, viu todas aquelas cores naturais, aquele verde tão brilhante das árvores. Ela não sabia o que era tudo aquilo. Nunca tinha visto nada na vida além da sua gaiola, da cama de sua dona, do seu móvel cheio de gavetas, e a poucos instantes, alguns outros móveis da sala, os quais ela também não identificara.
Encantada e desesperada demais para qualquer ação, ela se deixou escorregar pelo galho de uma das árvores e ficou ali chorando por horas.
Ludi se sentia enganada, traída, sozinha, sem esperanças e sem consolo. E chorou. Chorou até não ter mais lágrimas para isso.
Começou então a voar sem destino e acabou encontrando um ninho. Achou confortável e adormeceu por ali. Acordou com vários outros passarinhos ao seu redor, brincando e emitindo sons completamente familiares para ela.
Eles não perguntaram de onde ela veio, porque estava invadindo o espaço deles, ou foram hostis com ela. Pelo contrário; acolheram-na como se ela sempre fosse parte do grupo.

Ludi vai ser grata pra sempre à sua antiga dona. A sua dona que a amou mesmo, com todas as forças que podia, e nunca a tratou mal; mas foi falha, como todo ser humano é, enganando-a por tanto tempo, e querendo-a numa condição de propriedade particular que estava errada.
No fundo do coração, Ludi sempre vai guardar a mágoa por nunca ter descoberto a verdade através da pessoa que ela mais amava no mundo; mas a passarinha tem um bom coração, e já perdoou aquela garota, que imaturamente, acabou fazendo por merecer, perder alguém que a amava com todas as forças, e que nunca mais vai amar assim, e que nunca será substituída por ninguém.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Refletindo na Palavra.

- Pra começar eu queria deixar claro que eu não virei ''crente'' depois desse retiro de verão, como algumas pessoas estão falando e me perguntando. Eu simplesmente saí do meu momento de crise sem Cristo, e voltei para onde eu nunca deveria ter saído que é nos braços do Pai. Estou muito mais feliz assim e pretendo continuar :)


" Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. Se você fizer isso, agrada tanto à Deus como aos seres humanos." Pv 3: 1-4

Minha amiga mandou pra mim esse texto por sms e eu fiquei refletindo um pouco sobre ele.
É uma coisa tão simples que se torna complexa quando lemos mais de uma vez e se faz necessária uma meditação.
Agradar a Deus, é algo que procuramos sempre estar fazendo; amamos a Ele sobre todas as coisas, honramos nossos pais, amamos ao próximo, não matamos, furtamos nem adulteramos .. enfim, tantas outras coisas que O desagradam. Mas quando lemos esse texto, percebemos que tudo isso fica muito mais fácil, quando se torna parte de nós.
Não esquecer os ensinamentos de Deus. É difícil? Claro que não. Talvez, seja um pouco mais complicado aprendê-los, mas ai é que entra a disciplina. Ler a bíblia, orar e ir a igreja não são atos que devem cair na religiosidade; são hábitos que devem fazer parte da nossa vida por se tratarem de partes importantíssimas do nosso relacionamento com Cristo. Afinal, de que outra forma poderíamos guardar e lembrar sempre dos ensinamentos dEle se não o conhecermos?
  • Todas as palavras contidas na bília, são bençãos de Deus para nos guiar e ajudar a viver segundo os princípios dEle.
  • Oramos para engrandecer o Seu nome, para agradecê-lO por tudo que tens feito, para pedir perdão pelos erros, pedir que nos ajude a não repetí-los e que nos livre do mal. Também oramos para que Ele nos ajude a entender a Palavra, entender o que quer nos mostrar com cada versículo e como vamos passar esse ensinamento adiante.
  • Vamos a igreja, porque uma das coisas mais importantes quando se quer seguir com Cristo é a comunhão. Você fora do corpo, é só um dedo. Faz alguma coisa? É claro que não. Mas dentro do corpo, você faz uma grande diferença, tanto no Reino, quanto na sua própria vida. Um pequeno galho que tiramos de dentro da fogueira, vai permanecer aceso e forte por um tempo, mais aos poucos vai se apagando e é extremamente necessário que se coloque ele de volta pra que pegue muito fogo como os outros :)
Isso tudo junto, é o que vai fazer com que conheçamos os ensinamentos e conselhos do Senhor!
Vida longa e cheia de sucesso não é o que a maioria das pessoas lutam para conseguir? Tem gente que faz de tudo na vida pra ter essas coisas e quem não consegue, acaba se tornando alguém frustrado e sempre com aquele tão famoso 'vazio' dentro do peito. É tão simples gente, os ensinamentos de Deus.

- Lealdade: Franqueza; sinceridade.
- Fidelidade: Exatidão em cumprir suas obrigações, em executar suas promessas: jurar fidelidade. Lealdade.

É difícil ser sincero, franco? É complicado demais cumprir nossas obrigações?
Lealdade e fidelidade são sinônimos. Não é difícil fazer as duas coisas. E as fazendo agradaremos tanto à Deus quanto aos seres humanos!Que fantástico isso, não?!
Todo mundo sempre está procurando agradar todo mundo. Por mais que digam que não, sempre tem pelo menos uma pessoa que você tenta agradar; ai vem Deus e diz: seja fiel e leal.
Não tenho certeza, porque não estou me vendo, mas acho que meus olhos brilham quando eu escrevo essas coisas. Deus é perfeito demais!
Acho que se eu passasse mais algumas horas aqui refletindo sobre esse texto, Cristo me falaria mais coisas. Mas eu quero deixar por conta de cada um que ler, sua própria reflexão. Ore, peça ao Pai entendimento, volte tudo e leia o texto novamente. Fui muito edificada escrevendo essas coisas, e espero que isso sirva para mais algumas pessoas :)
E vamos agradar à Deus!